O biogás é um gás produzido pela degradação biológica de matéria orgânica com ausência de oxigénio (digestão anaeróbica) e é considerado um tipo de biocombustível.
Este gás é produzido a partir de materiais biodegradáveis como a biomassa, esgotos, resíduos sólidos urbanos, resíduos verdes e material vegetal.
O processo de produção do biogás envolve quatro etapas distintas:
· Hidrólise: as bactérias fermentadoras quebram /separam as combinações das grandes moléculas e removem 02 do ambiente;
· Fermentação e produção de ácidos: os monómeros produzidos na primeira fase são usados nesta fase por outras bactérias e resultam os ácidos orgânicos, o H2, CO2,gás sulfúrico e amónio;
· Acetogénese: os produtos da fase anterior são transformados em ácido acético, H2 e CO2. Nesta reacção deve ser adicionado calor ao sistema;
· Metanogénese:as bactérias usam os produtos da fase anterior e produzem o metano juntamente com outras substâncias. Nesta fase é determinante a existência de hidrogénio e a pressão.
O biogás é portanto a mistura de metano e dióxido de carbono muito utilizado em combustão directa para cozimento e iluminação e em motores de combustão para força motriz ou produção de electricidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário