quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Alerta algas tóxicas!!!



Apareceram  há 2 anos algas tóxicas nos mares da Madeira e suspeitava-se que estas tinham como origem o aquecimento global. Estas algas tóxicas levaram para o hospital a tripulação de uma embarcação de pesca.

O aparecimento destas algas levou à proibição de actividade piscatória naquela área marítima, nas Selvagens pertencentes ao arquipélago da Madeira. A tripulação que pescava naquela zona teve que regressar de urgência a terra porque 11 dos 16 homens a bordo ficaram doentes.

A notícia avançada pelo Diário de Notícias da Madeira dá conta que apesar de ter sido lançado o alerta, só 15 dias depois as entidades competentes actuaram em conformidade, interditando a faina naquela zona marítima, onde se suspeita da existência de uma microalga tóxica que entra na cadeia alimentar dos peixes e posteriormente do Homem.

Estas algas são típicas de águas quentes como as do Pacifico e das Caraíbas, este anormal aparecimento das algas no Atlântico, que é tipicamente de águas frias, leva a que seja atribuído este acontecimento ao aquecimento global. Devido ao aquecimento global as águas aquecem levando ao aparecimento das algas onde estas anteriormente nunca existiriam.



Sem comentários:

Enviar um comentário